A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco vai ampliar a vacinação contra a covid com o imunizante Bivalente. Nessa nova fase, serão vacinadas pessoas com comorbidades com 50 anos ou mais. A vacinação também será mantida para gestantes, quilombolas e indígenas, a partir de 12 anos de idade.
A comprovação da comorbidade poderá ser feita no próprio registro de doses anteriores de vacina contra a covid, receitas, exames ou relatório médico.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. Os endereços e horários de funcionamento poderão ser vistos em saude.osasco.sp.gov.br
A vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Os grupos mais expostos ao risco da doença e que foram vacinados com ao menos duas doses da vacina monovalente receberão esta nova versão primeiro.
Pessoas que só receberam uma dose da vacina monovalente terão que se vacinar com a segunda dose antes de tomar a bivalente.
O grupo dos imunossuprimidos considera, por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetível a infecções. São eles:
. Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
. Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm³;
. Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;
. Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
. Pessoas com neoplasias hematológicas, como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas;
. Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.
SERVIÇO
Vacina Bivalente contra a covid
Público:
. 50 anos ou mais com comorbidades
. Gestantes
. Indígenas e quilombolas
Em todas as UBSs (horários e endereços em saude.osasco.sp.gov.br)
Comments