Cerca de 2,7 mil pessoas participarão do evento, que começa às 9h
A cidade de Itapevi volta a promover o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, após dois anos suspenso em virtude da pandemia de Covid-19. O evento começa às 9h, no Corredor Oeste Metropolitano, no Centro. Neste ano, será celebrado o bicentenário da proclamação da independência do Brasil.
Esta é considerada uma das datas comemorativas mais importantes do país. A proclamação da independência aconteceu às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, com o grito do imperador Dom Pedro I.
O desfile reunirá cerca de 2.800 participantes, entre alunos e convidados. Participam 48 escolas municipais e cinco estaduais. O tema deste ano será “Divertidamente: Entendendo as Emoções em um Mundo Pós-Pandemia”.
Em 2018, o evento voltou para o calendário oficial da cidade, após 10 anos de interrupção e foi suspenso nos anos de 2020 e 2021, porém devido a pandemia.
O público presente terá a sua disposição ambulâncias, banheiros químicos, arquibancada coberta e barracas de alimentação. Serão disponibilizados transportes para as crianças das escolas participantes.
Solenidade
A abertura da solenidade vai contar com a presença de autoridades e a execução dos hinos nacional e de Itapevi.
O desfile será dividido em nove pelotões e levarão para as ruas os seguintes temas: Corações e Mentes – Cheios de Esperança; Tempo de Respirar Novos Ares – Itapevi vibra de alegria; Tempos Difíceis; Itapevi, Minha Cidade, Minha Paixão; Já raiou a liberdade em Itapevi; Unidos, somos mais Itapevi; Brilha Esperança, Brilha Prosperidade; Brasileiro, Profissão Esperança; Mas, se você sorrir comigo...vai ajudar bastante.
O evento contará com apresentações da Banda Municipal e de alunos e professores das Escolas de Arte, Teatro & Circo; de Dança; Música e os Bombeiros Mirins, além dos idosos que integram programas oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Um total de 240 participantes neste bloco.
Estão previstas participações de alunos atendidos por programas oferecidos pelo Instituto Cacau Show em parceria com a Prefeitura e do Mais Esportes, desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer. O Desfile contará com integrantes da Ordem dos Desbravadores, ciclistas, carros oficiais, Romaria e da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal.
Trecho interditado
Nesta segunda-feira (5), a Prefeitura interditou um trecho do Corredor Oeste Metropolitano, no Centro, devido ao Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, que acontece no local na quarta-feira.
O trecho interditado é do Viaduto José dos Santos Novaes, no Centro, ao lado do Terminal de Ônibus, até o retorno próximo à estação de trem Engenheiro Cardoso.
Para veículos pequenos, como carros utilitários e motos, o trânsito local foi desviado para a Avenida Cesário de Abreu, no Centro. Já os ônibus e caminhões devem trafegar pela Rua Carmem Silva de Almeida, na Cidade Saúde. O trânsito no local será reaberto apenas às 22h de quarta-feira (7) com a desmontagem da estrutura do palco para a realização do evento.
Os agentes estão nos trechos interditados auxiliando motoristas no escoamento e fluidez do trânsito.
Comments